Após 21 dias de competições e muita emoção chegou ao final mais uma edição do Tour de France, uma das competições de maior prestigio do mundo. Em quase três semanas os ciclistas enfrentaram várias montanhas, provas em planície e contra-relógio demonstrando toda a diversidade do ciclismo mundial interpretado pelos melhores ciclistas do mundo.
A última etapa disputada foi realizada em Paris no Champs-Élysées com 160 quilômetros, uma etapa destinada a festejar os campeões desta edição do Tour. A única categoria que ainda estava em disputa era a classificação por pontos.
O britânico Mark Cavendish (HTC-Columbia) venceu a vigésima primeira etapa do Tour e na somatória dos pontos foi o primeiro colocado da classificação geral por pontos, conquistando esse título que era seu grande objetivo.
Com a camiseta branca com bolinhas vermelhas terminou o espanhol Samuel Sanchéz (Euskatel-Euskadi), atual campeão olímpico. Entre as melhores equipes quem faturou a primeira colocação foi a equipe Garmin-Cervélo, mesma equipe do brasileiro Murilo Fischer.
Na principal disputa da competição, o australiano Cadel Evans (BMC) fez história e colocou pela primeira vez na história um atleta da Austrália no lugar mais alto do pódio em Paris. Evans foi o atleta mais completo do pelotão, durante as etapas de montanha demonstrou realmente que estava preparado e pronto para conquistar seu primeiro titulo no Tour, após ser vice-campeão em 2008 quando o vencedor foi o espanhol Carlos Sastre.
O campeão do Tour de 2010 Alberto Contador, não esteve com a sorte este ano, o ciclista sofreu vários acidentes e se prejudicou bastante na classificação, tendo que se contentar com a quinta colocação geral.
Na segunda e terceira colocação terminou Andy e Frack Schleck, os atletas estiveram bem perto do título, mas infelizmente não conseguiram vencer, tendo que se contentarem mais uma vez com a segunda colocação de Andy Shcleck.
“Esta vitória é um processo de muitos anos de trabalho, tomamos o cuidado de não esquecer nenhum detalhe, tudo tinha que sair perfeito. É um grande dia para mim e toda a minha equipe, estamos muito felizes” declarou Evans.
Vídeo:
Classificação da vigésima primeira etapa:
1 Mark Cavendish (GBr) HTC-Highroad 2:27:02
2 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
3 André Greipel (Ger) Omega Pharma-Lotto
4 Tyler Farrar (USA) Team Garmin-Cervelo
5 Fabian Cancellara (Swi) Leopard Trek
6 Daniel Oss (Ita) Liquigas-Cannondale
7 Borut Bozic (Slo) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
8 Tomas Vaitkus (Ltu) Pro Team Astana
9 Gerald Ciolek (Ger) Quickstep Cycling Team
10 Jimmy Engoulvent (Fra) Saur – Sojasun
Classificação geral final:
1 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 86:12:22
2 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 0:01:34
3 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:02:30
4 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 0:03:20
5 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:03:57
6 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:04:55
7 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD 0:06:05
8 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:07:23
9 Thomas Danielson (USA) Team Garmin-Cervelo 0:08:15
10 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale 0:10:11
Classificação geral por pontos:
1 Mark Cavendish (GBr) HTC-Highroad 334 pts
2 Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team 272
3 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto 236
4 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 208
5 Thor Hushovd (Nor) Team Garmin-Cervelo 195
6 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling 192
7 André Greipel (Ger) Omega Pharma-Lotto 160
8 Tyler Farrar (USA) Team Garmin-Cervelo 127
9 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 105
10 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 105
Classificação geral de montanha:
1 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 108 pts
2 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 98
3 Jelle Vanendert (Bel) Omega Pharma-Lotto 74
4 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 58
5 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 56
6 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 51
7 Jérémy Roy (Fra) FDJ 45
8 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 44
9 Maxim Iglinskiy (Kaz) Pro Team Astana 40
10 Johnny Hoogerland (Ned) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 40
Classificação geral por equipes:
1 Team Garmin - Cervelo 258:18:49
2 Team Leopard-Trek 0:11:04
3 AG2R La Mondiale 0:11:20
4 Team Europcar 0:41:53
5 Euskaltel - Euskadi 0:52:00
6 Sky Procycling 0:58:24
7 Katusha Team 1:09:39
8 Saxo Bank Sungard 1:16:12
9 FDJ 1:30:16
10 Cofidis Le Credit En Ligne 1:47:29
Imagens: AFP
Texto: Wesley Kestrel